sexta-feira, 13 de junho de 2014

Foi penalty ou não?

Eu só queria saber se caso o Neymar tivesse perdido o pênalty no jogo de abertura da Copa, o que iriam inventar pra ficar criticando a nossa seleção. Tá certo que a gente não jogou nada no primeiro tempo, tocando bolinha pra trás e pros lados, mais recuando do que atacando.
Mas ficar nesse nhem-nhem-nhem, dizendo que não houve penalty, que o Fred cavou a falta, que foi roubo e coisa e tal é conversinha de quem não acompanha o futebol. Lances como esse acontecem o tempo todo, onde quer que uma bola esteja rolando.
O árbitro não tem o recurso do replay para conferir se foi ou não, se houve encenação ou má fé e, se não houver má intenção da sua parte, ele tem a obrigação de apitar apenas o que viu. Agora, marcar um penalty é uma coisa, vê-lo transformado em gol é outra.
Se o Neymar tivesse errado a batida, chutando pra fora ou o goleiro defendido, provavelmente iriam dizer que a bola não entrou por força da justiça divina. Como se Deus não tivesse mais o que fazer e ficasse assistindo jogos de futebol, analisando os lances e interferindo na partida, aprovando ou não os lances mais polêmicos.
Quem não quiser ver nenhuma falha, intencional ou involuntária, que vá assistir o futebol americano. Lá tem câmeras e sensores pra tudo quanto é lado, o juiz pode parar o jogo quando quiser, assistir o lance e só então apitar.
Por que lá quem manda é a infalibilidade tecnologica, a arbitragem é apenas coadjuvante. E enquanto a validade ou não de um lance é discutida, os reclamões e "inconformadinhos" de plantão podem ficar à vontade, desprovidos de qualquer emoção, entupindo-se de hotdogs e refrigerantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário