segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bacalhoada à Portuguesa


Estava tudo certo pra ser um domingo super legal. E delicioso. Como o prato favorito do Arruda era bacalhoada, já na véspera tudo fora cuidadosamente planejado para que o almoço dominical fosse mais um daqueles imortalizados pelo prato que era a especialidade da Fatiminha, mulher do Arruda. Filha de portugueses, Fatiminha dominava como poucas a arte de preparar a autêntica bacalhoada à moda da terrinha.
Bem cedinho todos os ingredientes já se encontravam à sua disposição: batatas, cebolas, pimentões verdes, amarelos e vermelhos, tomates, azeitonas pretas, cheiro verde, azeite de oliva (português, é claro!) e o astro principal da festa, o bacalhau do Porto, em grossas postas devidamente demolhadas e dessalgadas de véspera.
O preparo da receita nunca fora segredo para a Fatiminha. Colocou o bacalhau para ferver em uma panela com água, a mesma que costumava reservar para preparar o arroz branco da guarnição. Após essa etapa, usou uma panela de barro para montar as camadas, primeiro com as batatas, em seguida o bacalhau, depois os pimentões, tomates, cebolas e as azeitonas. Salpicou o cheiro verde, regou com o azeite e levou ao fogo para apurar o sabor do bacalhau, faltando apenas o cozimento das batatas até elas amolecerem. O delicioso aroma já se espalhava pela casa, prenunciando uma refeição das mais saborosas.
Foi aí que se deu o improvável acontecimento daquela manhã domingueira. Um imperceptível vazamento de gás provoca uma formidável explosão, que reduz toda a cozinha a escombros. Abaixada a poeira, Fatiminha e Arruda se abraçam, ainda atônitos e assustadíssimos, porém dando graças por não terem sofrido sequer um arranhão. Foi uma questão de segundos, o casal tinha ido até a adega, a fim de escolherem juntos o vinho que iria acompanhar o prato principal do almoço.
Foi mesmo muita sorte terem escapado ilesos. E sorte também do simpático vira-latas da vizinha, que até no dia seguinte ainda lambia os beiços, deliciando-se com os bons pedaços do legítimo bacalhau do Porto que haviam chovido sobre sua casinha no quintal...

2 comentários:

  1. Aiiii!! Que coisa nunca imaginaria um final deste, que gênio é vc! Surpreendeu!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer semelhança com fatos reais ou pessoas terá sido mera coincidência...Obgd, rsrsrs

    ResponderExcluir